-
Postado em 29 de Setembro de 2020 às 17h44

OS 10 PRINCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

Ampliando seu Ponto de Vista

Por Eliana Cansian



Segundo um artigo da FNQ o termo qualidade representa o atendimento irrestrito a todas as necessidades dos clientes ou a satisfação completa das suas demandas. Para alcançar esse nível de satisfação, é essencial que as empresas invistam em modelos de gestão focados em melhoria contínua dos seus processos.

Nesse sentido, a Qualidade Total é uma ferramenta que consiste na ideia de que a verdadeira excelência só pode ser alcançada por meio de um trabalho em conjunto, em que todos os agentes envolvidos no processo de produção estejam satisfeitos.

A Qualidade Total não se limita à própria empresa, mas também, estende-se à excelência e à satisfação de todos os envolvidos com seu negócio, desde parceiros, colaboradores e fornecedores até os próprios clientes.

Do meu ponto de vista e, levando para a linha da gestão empresarial em base aos princípios da Qualidade Total do artigo, linco aqui os 10 princípios da Gestão da Qualidade como pilares da estratégia de constância no desenvolvimento de gestão de melhorias contínuas nos processos empresarias.

1. Sistema da garantia de qualidade em base no pensamento sistêmico

2. Constância, reforço e estimulação de propósitos

3. Desenvolvimento e aprimoramento das pessoas

4. Delegação e distribuição de competências e tarefas

5. Não aceitação de erros e falhas, padrão de desempenho ?zero defeitos?

6. Criação de novas oportunidades e busca de melhorias contínuas

7. Redução de barreiras internas entre setores através de sistema de gerência de processos

8. Satisfação dos stakeholders

9. Desenvolvimento da cultura da informação e participação coletiva

10. Disseminação e transparência de informações



Aplicar esses 10 princípios da Gestão da Qualidade exige conhecimentos específicos e aprofundados no assunto, de uma forma geral é entregar um projeto sem defeitos, com baixo custo e total eficiência, de forma a satisfazer totalmente a demanda solicitada. Por isso, o Gestor de Qualidade é uma peça fundamental nessa engrenagem e só ele é capaz de implementar novas metodologias de maneira eficiente.

Assim, fica nítido que investir nos princípios de qualidade total é um caminho que toda empresa deveria seguir, haja vista as constantes mudanças no cenário mercadológico e o crescimento constante da competitividade. Em um ambiente em que a concorrência está cada vez mais preparada, irão sobreviver apenas os negócios mais adaptáveis e bem preparados.

FONTE https://blog.fnq.org.br/qualidade-total/

Veja também

A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR A SUA EMPRESA29/11/23 Mais do que nunca em época de crise ou pandemia, há uma necessidade de se avaliar a organização quanto aos seus processos gerenciais, para obter melhores resultados para o seu negócio, já que avaliação consegue dar um 'Norte', isto é, uma visão global e sistêmica do modus operandi, fornecendo feedback sobre a eficácia e......

Voltar para Blog

Athuar utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para oferecer melhor experiência na navegação e, analisar o uso do site de como você interage com o nosso serviço, ajudando nos nossos esforços de marketing. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Você poderá remover o seu consentimento em relação aos cookies a qualquer momento acessando o link em nossa Política de privacidade e Política de cookies.