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Postado em 11 de Novembro de 2015 às 17h15

Qualidade, porque gerenciar?

Autor: Eliana Aparecida Cansian

Definindo de uma forma geral e simplificada Qualidade é a condição mínima em satisfazer os clientes e, esta deve permear toda organização e não ficar restrita à algumas áreas como, produção. A Gestão da Qualidade deve ser encarada como uma ferramenta para a melhoria dos resultados.

Não é suficiente um item ser produzido de acordo com suas especificações, se o projeto não atende às necessidades dos clientes, é necessário integrar as diversas ações nas mais variadas áreas e de forma não isolada, para que estas conduzam a empresa à competitividade duradoura. Uma das características principais da gestão da qualidade é sua relação com a consecução dos objetivos/metas estratégicos da empresa.

Rapidez e complexidade exige da empresa a capacidade de antecipar as necessidades futuras de seus clientes-alvo, o que confere um caráter estratégico às atividades relacionadas à obtenção da qualidade. Portanto para gerenciar se deve:

  1. Criar e publicar os valores e propósitos da organização;
  2. Aprender e adotar uma filosofia que sirva para todos;
  3. Deixar de depender da inspeção para atingir a qualidade, o problema está no processo e não no produto;
  4. Tomar a decisão sempre em dados e fatos;
  5. Melhorar constantemente o sistema de produção e prestação de serviço, INOVAR é a palavra chave. Todo produto deve ser encarado como parte de um todo;
  6. Instituir o Treinamento para destacar as habilidades, treinamento deve ser visto como um sistema de capacitação;
  7. Ensinar e instituir a liderança, líderes devem entender os processos que gerenciam. Um líder é treinador e conselheiro;
  8. Conduzir sem medo, criar confiança, clima para a organização;
  9. Otimizar em conjunto os objetivos e propósitos da empresa, os esforços das equipes, departamentos precisam trabalhar juntos, equipes multifuncionais;
  10. Eliminar exortações (slogans) para a força de trabalho, estar dentro do alcance as metas/objetivos;
  11. Aprender a instituir métodos para as melhorias, descobrir as capacidades dos processos e como melhorá-los;
  12. Criar condições para que todos possam se orgulhar do seu trabalho, evitando medidas de desempenhos imprecisos e inadequados;
  13. Promover a educação e auto-desenvolvimento para todos, estimular a formação e o auto-aprimoramento de todos;
  14. Tomar ações para acompanhar as transformações, estabelecer massa crítica.

A cultura organizacional da empresa deve ter o enfoque gerencial em função de 5 pilares: produtos, processo, organização, sistema de liderança e comprometimento. Gerenciando a Qualidade a organização terá maior participação no mercado, aprimoramento da produtividade, isto é, eficiência na utilização de recursos, e melhorias nos seus processos, consequentemente aumento da lucratividade.

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